Granizo e estiagem fazem com que municípios decretem situação de emergência no país

Desastres naturais foram registrados em municípios da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco e Rio Grande do Sul. A Defesa Civil Nacional reconheceu as decretações.

0
61
Tempestade e estiagem fazem com que municípios decretem situação de emergência no país

A Defesa Civil Nacional publicou, na edição desta terça-feira (12) do Diário Oficial da União, o reconhecimento federal de situação de emergência em sete municípios da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco e Rio Grande do Sul, todos afetados por desastres naturais. Com a medida, as localidades poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais.

Os municípios baianos de Aracatu e Encruzilhada, além de São Roque do Canaã (ES) e Pombos (PE) sofrem com os efeitos da estiagem. Já Icó (CE) enfrenta seca. Por sua vez, Itapuca e Nova Alvorada, ambos no estado gaúcho, registraram ocorrências de tempestades de granizo.

Reconhecimento federal

O apoio emergencial por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do MDR, é complementar à atuação dos governos estaduais e municipais. O auxílio pode ser solicitado sempre que necessário – inclusive em situações recorrentes, como é o caso de desastres ocasionados por seca ou chuvas intensas.

- Publicidade -