Defesa Civil Nacional lança curso de capacitação para uso do S2ID

Serão disponibilizados 34 cursos até o final deste ano com um total de 272 videoaulas com duração de até 15 minutos, além de material escrito para impressão

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defesa civil nacional lança curso de capacitação para uso do S2ID

Com o objetivo de capacitar os agentes e usuários do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), a Defesa Civil Nacional lançou um curso de ensino a distância gratuito, neste último domingo 1º de março.

A proposta é que os usuários estejam aptos a operarem da maneira mais correta e precisa a plataforma, que é a única para comunicação de desastres entre a defesa civil nacional e as defesas civis estaduais e municipais.

Serão disponibilizados 34 cursos até o final deste ano com um total de 272 videoaulas com duração de até 15 minutos. Também serão disponibilizados materiais escritos, que poderão ser impressos pelos participantes..

De acordo com o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, durante os cursos serão abordadas todas as funcionalidades do sistema para os usuários municipais, estaduais e federais, aprenderem a trabalhar com o sistema ou atualizarem seus conhecimentos. “Além disso, a correta utilização da plataforma melhora a qualidade dos dados nela armazenados, tornando-as fontes valiosas para estudos e pesquisas sobre desastres, bem como para o desenvolvimento de políticas públicas preventivas, mitigadoras e de resposta”. Completou o Secretário.

O primeiro módulo está disponível aos usuários até o dia 30 de março, e pode ser acessado na Escola Virtual de Governo. Nesta etapa, será abordado o ‘Acesso ao Sistema’.

A capacitação foi desenvolvida por meio de uma cooperação da Sedec com o Centro de Estudos e Pesquisas em Engenharia e Defesa Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (Ceped/UFSC). As atividades são organizadas em cursos específicos para cada módulo existente no S2id e de acordo com os perfis dos usuários – federal, estadual e municipal. Serão concedidos certificados para cada estudo concluído.

O S2ID

O Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) foi desenvolvido em 2011 por meio de uma cooperação entre SEDEC e CEPED/UFSC. Em uma primeira etapa, o S2ID teve o objetivo de disponibilizar as informações sobre desastres coletados e tratados, tornando-se ferramenta útil na elaboração de estudos na temática da gestão do risco.

Na segunda etapa, em 2012, o S2ID foi ampliado e se tornou uma ferramenta on-line para inclusão, por parte dos agentes estaduais, municipais e do Distrito Federal, de registros de desastres e acompanhamento do processo de reconhecimento da SEDEC, além de possibilitar a consulta de informações sobre ocorrências e gestão de riscos de desastres com base em fonte de dados oficial e confiável, ao qual vem passando por atualizações desde então, e hoje já é possível também consultar e acompanhar os processos de transferência de recursos para as ações de resposta e reconstrução e auxiliar no desenvolvimento dos planos de contingências.

Hoje todo o processo de reconhecimento federal para a decretação de situação de emergência e estado de calamidade pública dos estados e municípios só é possível ser feito por essa plataforma, agilizando o processo e facilitando para a identificação dos desastres

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