Nova Trento/SC será cidade-piloto do Programa Defesa Civil nas Escolas

Cidade foi escolhida para ser a piloto da iniciativa, que será trabalhada com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental a partir de 2020

0
46
Nova Trento-SC será cidade-piloto do Programa Defesa Civil nas Escolas
Foto/Divulgação: Prefeitura de Nova Trento

A cidade catarinense de Nova Trento será a cidade-piloto do programa Defesa Civil nas Escolas. De acordo com o município, a metodologia é pioneira no País e a iniciativa será implementada na rede municipal de ensino a partir do primeiro semestre de 2020. O objetivo é instituir um sistema de aprendizagem teórica e prática de ações em Proteção e Defesa Civil, apoiando a educação formal nas séries finais do Ensino Fundamental.

A novidade foi trazida, na última semana, durante visita ao município do Coordenador Regional de Defesa Civil da Grande Florianópolis, Jackson Dirceu Laurindo. Detalhes do assunto foram tratados em reunião com o prefeito Gian Francesco Voltolini, com o Diretor Municipal de Proteção e Defesa Civil, Eduardo Fabris, com os secretários municipais de Educação e de Administração e Finanças, além do Presidente da Câmara de Vereadores.

A iniciativa busca incentivar a resiliência e a implementação da Redução de Riscos e Desastres, em consonância com a Lei 12.608/12 e Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB/9394/96. A Defesa Civil de Santa Catarina capacitará professores do município para abordar o assunto em sala de aula. 

Durante o encontro, Jackson também divulgou o Programa “SC Resiliente”. Lançada no fim de setembro, a ação tem como objetivo a atuação conjunta entre governo do Estado e prefeituras na prevenção e redução de situações adversas e pontuará os municípios mais preparados para enfrentar eventos climáticos e desastres naturais.

- Publicidade -

Deixe uma resposta