Início Região Nordeste Alagoas Estudo de sísmica tem início no bairro Pinheiro em Maceió

Estudo de sísmica tem início no bairro Pinheiro em Maceió

0
113
Estudo inicia no Pinheiro
Rachaduras e buracos apareceram em fevereiro e intrigaram moradores do Pinheiro (Foto: Adailson Calheiros)

O estudo de sísmica, iniciado no sábado (02/03) no bairro Pinheiro em Maceió/AL, e em ruas de bairros próximos, teve continuidade neste domingo (03) e se estenderá até o dia 12 de março. A análise é uma exigência da Agência Nacional de Mineração (ANM) à Braskem, e está sendo realizada pela empresa americana Panamerican Geophysical, especializada em pesquisas geofísicas e reconhecida internacionalmente.

Trata-se de um processo necessário e importante para complementar os estudos que visam apontar as causas dos eventos na região.

O estudo geofísico conta com o apoio da Defesa Civil de Maceió, Guarda Municipal e SMTT, que auxiliará a interdição parcial das ruas além da fiscalização. A Agência Nacional de Mineração acompanhará as atividades junto com representantes do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Sobre o estudo

A atividade trata-se de um levantamento de dados que tem como objetivo a criação de uma imagem da subsuperfície da área estudada para a identificação de estruturas e camadas geológicas. Uma analogia bem conhecida seria o ultrassom aplicado à medicina, que faz uso de uma onda sonora para a geração de uma imagem, mas com equipamentos e escalas muito diferentes. 

A aquisição dos dados sísmicos utiliza equipamentos específicos para geração da onda e para sua medição na superfície. O sismógrafo, equipamento de medição, é formado por um conjunto de sensores e equipamentos eletrônicos que são espalhados ao longo da área de estudo, de maneira a proporcionar imagens que podem ter escalas quilométricas

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta