Prefeitura de Nova Iguaçu decreta Estado de Calamidade Pública após chuva de granizo

0
13
Chuva-de-Granizo-que-atingiu-o-Circo-Monte-Carlo-Show-em-Me.jpg.pagespeed.ic.44BD5z-3nM
Foto: O Globo

Os moradores de Nova Iguaçu – RJ contabilizam os prejuízos causados pela chuva de granizo da noite desta sexta-feira. Às 17h deste sábado, a prefeitura do município, da Baixada Fluminense, decretou Estado de Calamidade Pública – ECP, afirmando que, com o decreto, o município “poderá solicitar recursos ao Estado e com a União, visando apoiar e atender a população atingida pelos efeitos da tempestade”.

A Defesa Civil municipal de Nova Iguaçu pediu que os moradores mantenham-se calmos e atentos às orientações das equipes da prefeitura, que estão capacitadas para agir em situações de emergência.

Na manhã deste sábado (26/10) voltou a chover. No bairro Cacuia, em Austin, um dos lugares mais atingidos nesta sexta-feira, o promotor de vendas Robson da Silva Barbosa, de 35 anos, que vive na Rua José Carlos, sentiu os efeitos do temporal na pele. Além de perder móveis e três aparelhos de televisão, já que telhas e janelas foram atingidas, Robson ainda se feriu com os estilhaços de vidro.

“Foi tudo de repente e muito rápido. As pedras eram gigantes e começaram a destruir tudo. Cortei o pé, era sangue pra todo lado em meio àquele temporal. Fui para o hospital e levei três pontos. Estou desesperado, não tenho como arcar com esse prejuízo. Só de telhas, teria que gastar uns R$1,5 mil. Mas não tenho esse dinheiro. Se alguém puder doar, agradeço, porque não tenho esperança de que a prefeitura vá nos ajudar” — diz o promotor de vendas.

A Defesa Civil municipal orienta as pessoas em áreas que apresentem riscos estruturais  a se dirigirem para locais seguros, como Pontos de Apoio. Os telefones de contato para emergência são 199 ou 3779-0660.

Deixe uma resposta