Defesa Civil reconhece situação de emergência em 66 municípios brasileiros

0
17
Defesa Civil reconhece situação de emergência em 66 municípios brasileiros
Créditos na Foto

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu, nesta terça-feira (29), situação de emergência em 66 municípios de quatro regiões do País. Com a medida, as localidades poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais. As portarias que tratam do tema foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

Em Pernambuco, 54 cidades tiveram reconhecimento de emergência por conta da estiagem. A lista completa pode ser acessada pela Portaria nº 2.530.

Já a Portaria nº 2.532 mostra que a seca e a estiagem afetaram as cidades de Jaguaribara (CE), Quixadá (CE), Dirceu Arcoverde (PI) e Poço Verde (SE). A capital alagoana teve reconhecimento de emergência por conta de subsidências e colapsos causados por rachaduras e afundamento do solo nos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro. No Sudeste, a seca também afeta o município de Goiabeira (MG).

No Centro Oeste, Paranatinga (MT) foi reconhecida devido a incêndios florestais. No Sul, tempestades de granizo afetaram os municípios de Contenda (PR), Lagoa Vermelha (RS) e Morrinhos do Sul (RS). Em Santa Catarina, a estiagem atingiu Ouro Verde e Santa Terezinha do Progresso.

O apoio emergencial por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do MDR, é complementar à atuação dos governos estaduais e municipais. O auxílio pode ser solicitado sempre que necessário – inclusive em situações recorrentes, como é o caso de desastres ocasionados por seca ou chuvas intensas.

- Publicidade -

Deixe uma resposta