Mais de 300 Municípios da Bahia e Paraíba tem situação de emergência reconhecida por estiagem

Na Paraíba, 177 localidades sofrem com a falta de chuvas. Já na Bahia, 132 municípios são afetados pela estiagem.

0
6
Mais de 300 Municípios da Bahia e Paraíba tem situação de emergência reconhecida por estiagem
Foto: Diego Baravel

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu, nesta sexta-feira (01/11), situação de emergência por conta da estiagem em 309 municípios da Paraíba e da Bahia. Com a medida, as localidades poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, como o abastecimento emergencial de água por meio da Operação Carro-Pipa.

Na Paraíba, 177 localidades sofrem com a falta de chuvas. Já na Bahia, 132 municípios são afetados pela estiagem. As Portarias 2.549 e 2.550, com a lista completa das cidades que tiveram situação de emergência reconhecida, foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

O DOU também trouxe nesta sexta-feira a Portaria nº 2.545, que reconhece situação de emergência em municípios do Mato Grosso em decorrência de incêndios em parques, áreas de proteção ambiental e de preservação permanente. As localidades afetadas são Aquidauana, Bonito, Corumbá e Miranda.

Apoio

O apoio emergencial da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do MDR, é complementar à atuação dos governos estaduais e municipais. O auxílio pode ser solicitado sempre que necessário – inclusive em situações recorrentes, como é o caso de desastres ocasionados por seca ou chuvas intensas.

Deixe uma resposta