Home Destaque Município do Rio de Janeiro realiza Seminário Técnico-científico sobre RRD

Município do Rio de Janeiro realiza Seminário Técnico-científico sobre RRD

0
Município do Rio de Janeiro realiza Seminário Técnico-científico sobre RRD

Nos dias 9 e 10 deste mês de julho de 2019, o município do Rio de Janeiro, através da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil e de parceiros, realizou o 1º Seminário Técnico-Científico sobre Redução do Risco de Desastres.

O evento foi realizado pela Subsecretaria em parceria com a Academia, o Centro de Operações do Rio (COR) e apoio de projetos como o “Que Chuva é essa?” e a P-CON – Plataforma do Conhecimento em Desastres e contou com a participação de mais de 150 profissionais, estudantes, pesquisadores e empreendedores da área de RRD.

Um cerimonial, estruturado dentro do Centro de Estudos, organizou todo o evento. A Comissão Científica do evento avaliou cerca de 40 resumos enviados e 35 foram aprovados e apresentados nas modalidades exibição em pôster ou oral, 30 autores e 59 coautores. Todo o processo de envio dos resumos aconteceu de forma simplificada através de um site disponibilizado para os envios.

Na cerimônia de abertura foi realizado um painel dos organizadores onde os organizadores puderam apresentar seus projetos e ações realizados e objetivos futuros.

Nos dois dias do evento também aconteceram painéis onde especialistas e representantes de instituições convidadas compartilharam suas experiências técnicas dando oportunidade dos participantes interagirem com perguntas, além das apresentações orais e exposição de pôsteres em um ambiente separado.

Para Alexander Araújo, professor universitário e subcoordenador do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da cidade do Rio de Janeiro, o evento é um marco para a história da Defesa Civil do município carioca. “Pra nós da Defesa Civil é a realização de um sonho de podermos organizar um evento dessa grandeza, trazendo experiências de outros municípios, e até mesmo de outros estados e agregando experiência de pesquisadores e de empreendedores na área de Redução do Risco de Desastre”.

Também, de acordo com Araújo, a proposta é que esse seminário tenha continuidade. “Esse foi o primeiro, mas nossa ideia é que ele seja sequencial, a princípio sempre na Semana Municipal de Redução do Risco de Desastre, mas, quem sabe, podemos ter edições intermediárias”. Disse Araújo.

O Portal Defesa Civil apresentou no formato de pôster dois de seus projetos que são realizados em parceria com a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de São Pedro da Aldeia, o Escolas Preparadas e o Comunidades Preparadas. Ambos os projetos foram aprovados pela comissão científica do evento.

Raquel Oliveira, Engenheira Florestal e Diretora de Ações Ambientais e Projetos do Portal Defesa Civil, falou da importância de estarmos apresentando nossos projetos em eventos como esse. “Nós atuamos principalmente na preparação, os dois projetos tem vertentes diferentes mas que visam a capacitação da população. No Escolas Preparadas nós atuamos no ambiente escolar levando conhecimento básico de preservação ambiental, prevenção, percepção de risco na unidade escolar, bullying, suicídio, automutilação, apresentações lúdicas e interativas, orientações de como desocupar a escola e por fim realizamos um simulado de desocupação, também assessoramos a escola e desenvolvemos um Plano de Prevenção e Emergência Escolar. Já o Comunidades Preparadas nós atuamos in loco nas comunidades levando práticas de combate a incêndio, primeiros socorros, conceitos de desastres e diversos outros temas fundamentais para a capacitação dessas comunidades”.

Eventos como este são fundamentais para a difusão da doutrina de proteção e defesa civil e troca de experiência na área de redução do risco de desastres. Nós, do Portal Defesa Civil, desejamos que este tipo de evento seja referência para outros municípios e estados de forma que a importância da atuação da Defesa Civil na transformação das comunidades seja a base principal para o crescimento da sociedade.

E já estamos esperando o próximo! Se você perdeu esse, acompanhe nossas redes sociais que divulgaremos novos eventos na área.

Deixe uma resposta