Home Projetos Comunidades Preparadas Nova edição do Comunidades Preparadas será realizada em São Pedro da Aldeia

Nova edição do Comunidades Preparadas será realizada em São Pedro da Aldeia

0
Nova edição do Comunidades Preparadas será realizada em São Pedro da Aldeia

O Projeto Comunidades Preparadas, que já foi realizado em 2017 em São Pedro da Aldeia e em 2018 em Iguaba Grande e capacitou mais de 300 pessoas nestes dois anos, terá nova edição, este ano, na cidade de São Pedro da Aldeia.

Esse projeto, tem como proposta a criação de grupos permanentes, capacitados para atuarem nas ações preventivas, de assistência e de resposta e socorro a desastres, sejam através de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil – NUPDECs ou grupos independentes.

Contribuindo no sentido de atender as demandas das Defesas Civis locais compatibilizando-as com o Marco de Sendai, às Leis Federais e o cumprimento de algumas metas da campanha mundial da ONU “Construindo Cidades Resilientes: Minha cidade está se preparando”, aumentando seus compromissos com a resiliência local.

O Projeto será realizado em parceria do Portal Defesa Civil, da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil aldeense e
com o apoio da Federação Municipal das Associações de Moradores de São Pedro da Aldeia (FEMAMSPA), e vai acontecer no Residencial Quinta São José, do Programa Minha Casa Minha Vida, no bairro Rua do Fogo entre os dias 20 e 23 de agosto, das 19h30m às 21h30m.

O diretor da Defesa Civil, Marcus Dothavio, falou sobre a iniciativa. “Nosso objetivo é preparar cerca de 500 moradores em oito comunidades para que possam agir e minimizar problemas comuns, que acontecem no cotidiano dessas localidades. Manteremos contato permanente com todas essas pessoas e esperamos que, ao final do curso, possamos contar com essa rede de voluntários nos momentos de adversidades que possam ocorrer em nosso município”, destacou.

Comunidades Preparadas – 2017 – Bairro Rua do Fogo – São Pedro da Aldeia – RJ

A programação vai oferecer ciclos de palestras e abordará temas como noções básicas de Defesa Civil, redução de risco de desastres, primeiros socorros e preservação ambiental; percepção de riscos; comunidades e comportamento resiliente, lei do voluntariado e acidentes domésticos. A capacitação também dará instruções sobre como agir antes, durante e depois de eventos adversos, produtos perigosos e GLP (gás de cozinha) e instruirá os participantes na criação de um Plano de Emergência Familiar, uma proposta inovadora e pioneira oferecida pelo Portal Defesa Civil.

Para Denis Veneno, Presidente do Portal Defesa Civil, o trabalho de capacitação comunitária é importantíssimo para auxiliar no crescimento das comunidades. “A transformação das comunidades para uma cultura preventiva é fundamental para o crescimento sustentável da nossa sociedade. Projetos como este não só organizam, mas treinam as comunidades para eventos adversos que possam colocá-los em risco e, principalmente, abre a mente dos participantes para uma realidade que nem sempre é percebida no dia a dia. Com certeza eles sairão deste pequeno treinamento com outra visão da comunidade e da sua importância para ela”, disse Denis.

Comunidades Preparadas – Iguaba Grande 2018. Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Iguaba Grande

Para que o projeto atinja seu objetivo é fundamental a participação de grande parte da comunidade e para os moradores da localidade se inscreverem basta irem até a administração do condomínio e efetuar a inscrição.

Se você quer o Projeto Comunidades Preparadas na sua cidade, entre em contato com a nossa equipe através do email [email protected]

Deixe uma resposta