Portal Defesa Civil apresenta 2 projetos em seminário técnico-científico no Rio de Janeiro

Evento realizado pela defesa civil do rio de janeiro reuniu mais de 150 atores da área de proteção e defesa civil e redução do risco de desastres

0
122
Equipe do Portal presente no 1º SETEC sobre RRD no Rio de Janeiro

Nos dias 09 e 10 deste mês, aconteceu no município do Rio de Janeiro o 1º Seminário Técnico-Científico sobre Redução do Risco de Desastre do município do Rio de Janeiro. O evento foi realizado pela Subsecretaria municipal de Proteção e Defesa Civil, pelo Centro de Operações Rio (COR) e em parceria com os projetos “Que Chuva é Essa?” e “P-CON – Plataforma do Conhecimento em Desastre”.

O objetivo principal do evento foi o compartilhamento de experiências entre diversos atores da área de redução do risco de desastres.

O Portal Defesa Civil apresentou dois de seus projetos realizados em parceria com a Defesa Civil de São Pedro da Aldeia, o Escolas Preparadas e o Comunidades Preparadas. Ambos os projetos visam a capacitação, o primeiro em unidades escolares e o segundo nas comunidades em geral.

Os projetos foram inscritos através da Diretoria de Projetos que tem como responsável a Diretora Raquel Oliveira, Engenheira Florestal e que já atuou na Gestão de Projetos da Defesa Civil da cidade de Magé. Para a diretora a inscrição dos projetos da instituição em eventos como esse é fundamental para compartilharmos nossas experiências. “Nós focamos nossas ações do Portal Defesa Civil principalmente na capacitação das comunidades esses foram os primeiros projetos que realizamos, por isso decidimos apresenta-los, mas temos diversos outros projetos para apresentar, como o próprio Portal Defesa Civil”. disse Raquel.

Raquel Oliveira, Diretora de Ações Ambientais e Projetos, posa para foto no ambiente onde foram apresentados os projetos em pôsteres

O Comunidades Preparadas foi inscrito sob o titulo “COMUNIDADES PREPARADAS: UM CASO DE SUCESSO EM SÃO PEDRO DA ALDEIA”, visando apresentar que a capacitação das comunidades, principalmente as mais vulneráveis, é fundamental para o crescimento comunitário. E o Escolas Preparadas com o título “ESCOLAS PREPARADAS, PREVENÇÃO NO PRESENTE, COM UM OLHAR PARA O FUTURO”, justamente porque o objetivo principal do Projeto é esse, levar o conhecimento de prevenção e resiliência no presente para garantir a formação de homens e mulheres conscientes no futuro.

Denis Veneno, Presidente do Portal Defesa Civil, demonstrou empolgação para a instituição voltar a inscrever e apresentar seus projetos em outros eventos como este. “Nossa equipe é ampla, hoje somos mais de 20 profissionais em diversas áreas de atuação, então não é difícil desenvolvermos projetos integrando essas áreas às ações de proteção e defesa civil e redução de risco de desastres, temos diversos projetos para apresentar e aos poucos vamos integrando-os à estes eventos”.

Os Projetos tiveram como autora principal a diretora Raquel e como coautores, Marla Cristina, Vice-Presidente do Portal Defesa Civil, Marcus Dothavio, Diretor da Defesa Civil de São Pedro da Aldeia, Claudia Magalhães, Marcelle Ramos e Mariana Oliveira, voluntárias e instrutoras do Portal, além do Presidente, Denis Veneno.

Raquel Oliveira e Claudia Magalhães em frente aos pôsteres apresentados

Outro serviço que o Portal Defesa Civil oferece é a cobertura em vídeo de eventos, como este seminário, e nossa equipe aproveitou o momento para ajudar à Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil do município do Rio de Janeiro na cobertura do evento.

Parte da equipe da defesa civil do município do Rio de Janeiro, integrantes da Defesa Civil Estadual e equipe do Portal Defesa Civil

Sobre essa participação Denis Veneno falou com emoção sobre estarem no evento. “Eu fiquei muito surpreso e feliz ao chegar lá e sermos recebidos com muito carinho, diversas pessoas vieram até a mim nos parabenizar pelo trabalho que temos realizado, tiraram fotos e a equipe da defesa civil do Rio de Janeiro foi extremamente receptiva. Agradeço muito por todo o respeito e reconhecimento”.

Denis Veneno, Dayan representando a Defesa Civil de Belo Horizonte-MG, Araújo, da Defesa Civil do Rio de Janeiro, Armando Momose representando a Defesa Civil de Nova Lima-MG e Úrsula Kelli da Prefeitura de Belo Horizonte

O vídeo da cobertura você poderá ver aqui no nosso site e nas nossas redes sociais em breve.