Home Projetos Comunidades Preparadas São Pedro da Aldeia capacita moradores para desastres através do Projeto Comunidades Preparadas

São Pedro da Aldeia capacita moradores para desastres através do Projeto Comunidades Preparadas

0
São Pedro da Aldeia capacita moradores para desastres através do Projeto Comunidades Preparadas

O Projeto Comunidades Preparadas, realizado em parceria entre a Defesa Civil Aldeense, a FEMAMSPA (Federação Municipal de Associações de Moradores de São Pedro da Aldeia) e o Portal Defesa Civil, capacitou na última semana mais de 60 moradores do condomínio “Minha Casa Minha Vida” do bairro Rua do Fogo. A capacitação incluiu temas como primeiros socorros, como agir em caso de desastres, percepção de riscos, resiliência, acidentes domésticos, manuseio correto de gás GLP e diversos outros temas.

O Projeto tem como objetivo principal capacitar as comunidades para como agirem em situações adversas seja por acidentes dentro de casa como em desastres.

O Presidente do Portal Defesa Civil, Denis Veneno, falando sobre resiliência. Foto: Jefferson Viana

Antes da certificação o Presidente do Portal Defesa Civil, Denis Veneno, falou sobre resiliência e mostrou aos participantes da importância deles atuarem em prol deles mesmos. “A transformação das comunidades para uma cultura preventiva é fundamental para o crescimento sustentável da nossa sociedade. Projetos como este não só organizam, mas treinam as comunidades para situações que possam colocá-los em risco e, principalmente, abre a mente dos participantes para uma realidade que nem sempre é percebida no dia a dia. Com certeza eles saem daqui com outra visão da sua comunidade e da sua importância para ela”. Disse Denis.

Certificado padronizado do Projeto desenvolvido pelo Portal Defesa Civil. Foto: Jefferson Viana

O Projeto durou 3 dias com um total de 8h de capacitação. Duas palestras chamaram bastante atenção dos participantes por eles se identificarem com as ocorrências apresentadas, a de primeiros socorros apresentada pela Presidente da FEMAMSPA e voluntária do Portal Defesa Civil, Marcelle Moura e de acidentes domésticos, apresentada pelo Técnico de Segurança do Trabalho da Defesa Civil de Araruama e Diretor de Ações de Prevenção do Portal Defesa Civil, Wagner Freitas.

O treinamento de manuseio do uso do botijão de gás de GLP é sempre o momento mais aguardado do treinamento, onde os participantes aprendem na prática os perigos do botijão, os mitos e verdades e, principalmente, como manuseá-lo.

Morador e participante do Projeto realizando a contenção do fogo do botijão de gás. Foto: Jefferson Viana

O diretor da Defesa Civil aldeense, Marcus Dothavio, avaliou a realização do projeto. “Queremos preparar os moradores para qualquer evento adverso ou acidente, dentro de casa ou no coletivo, e nós vimos o interesse de todos em aprender. A maioria dos participantes nunca morou em condomínio e fez bastante perguntas sobre o cotidiano deles ali. O trabalho do ‘Comunidades Preparadas’ é fundamental para as ações da Defesa Civil, esses moradores serão nossas referências e nossos olhos em qualquer eventualidade. Foi um encontro muito interessante”, afirmou.

Marcus Dothavio palestrando acompanhado do agente da Defesa Civil aldeense, Travassos. Foto: Jefferson Viana.

A moradora do condomínio, Sônia Bittencourt, que recebeu o certificado pela participação dos quatro dias do curso, fez questão de agradecer o interesse da Defesa Civil e do governo aldeense pelos moradores da comunidade.

“Nós aqui tivemos a sorte de termos sido contemplados e morar nesse condomínio, que é um exemplo de funcionamento para os demais. Para isso, pudemos contar com o apoio do prefeito a quem agradeço e agora, com esse importante curso, que nos deixa mais preparados para enfrentar os problemas do dia a dia”, concluiu.

Esse projeto pode ser realizado na sua cidade, comunidade, igrejas e associações de moradores, entre em contato conosco para saber maiores informações pelo email: [email protected]

Deixe uma resposta