Home Meio Ambiente ‘Biodiversidade’ garante título da Unesco a Paraty e Ilha Grande

‘Biodiversidade’ garante título da Unesco a Paraty e Ilha Grande

0
‘Biodiversidade’ garante título da Unesco a Paraty e Ilha Grande
Cidade de Paraty reconhecida como Patrimônio Mundial da Unesco

Após dez longos anos em uma fila de espera e de uma recusa no ano de 2009, nesta sexta-feira (5), de manhã, os municípios de Paraty e Ilha Grande, no Estado do Rio de Janeiro, receberam o Título Mundial de Patrimônio Cultural e Natural Mundial pela Unesco, respectivamente. O portfólio apresentado na 43ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial em Baku, no Azerbaijão, foi aceito graças ao acréscimo da palavra-chave: biodiversidade.

Em 2018, houve renovação da candidatura visando o reconhecimento de primeiro sítio misto do Brasil, a lista dos agraciados é muito seleta. Hoje, a cidade de Paraty entra para história da América Latina, sendo o primeiro sítio misto em uma região onde se encontra a cultura viva. Todos os demais sítios mistos do continente, como Machu Picchu, no Peru, são espaços arqueológicos em um cenário natural.

Algumas autoridades fizeram questão de se pronunciarem após o reconhecimento. A presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, disse que todos voltarão para casa orgulhosos com esse título na bagagem. “Em Paraty e Ilha Grande, há uma área com diversas reservas ecológicas, vemos de maneira excepcional e única uma conjunção de beleza.” O Prefeito de Paraty, Valceni Teixeira, também enalteceu o momento: “receber hoje o título de Patrimônio da Humanidade da Unesco é a demonstração de que construímos algo importante em relação à conservação da nossa história e biodiversidade”.

Deixe uma resposta