Aumento do gelo marinho antártico pode ter desencadeado uma era glacial, diz estudo

O estudo sobre o papel do oceano para o planeta pode ajudar os cientistas a entenderem como o clima funciona por longos períodos de tempo.

0
19
Aumento do gelo marinho antártico pode desencadear uma era glacial, segundo estudo

Pesquisadores da Universidade de Chicago simularam uma reação em cadeia da mudança climática que começou com um aumento no gelo marinho da Antártica e terminou com uma era glacial. Em um estudo realizado neste mês , os pesquisadores apresentaram um novo modelo detalhando como o aumento do gelo marinho poderia ter mudado a circulação do oceano e impediu o oceano de trocar dióxido de carbono com a atmosfera. Mais dióxido de carbono no oceano e menos no ar teriam levado a um efeito estufa reverso.

“Uma questão-chave no campo ainda é o que fez com que a Terra circulasse periodicamente dentro e fora das eras glaciais”, disse Malte Jansen, professor assistente da Universidade de Chicago, em um comunicado divulgado na segunda-feira (28/10). “Estamos bastante confiantes de que o balanço de carbono entre a atmosfera e o oceano deve ter mudado, mas não sabemos bem como ou por que”.

Compreender o grande papel desempenhado pelo armazenamento de carbono no oceano pode ajudar os cientistas “a simular com mais precisão as futuras mudanças ambientais”, disse a pesquisadora de pós-doutorado Alice Marzocchi.

Enquanto pequenas mudanças na órbita da Terra levaram a algum resfriamento do planeta, Jansen disse que isso não seria suficiente para iniciar uma era glacial. Em vez disso, outras mudanças maciças teriam acontecido no sistema climático do planeta.

- Publicidade -

Deixe uma resposta