Home Destaque Índia sofre com falta d’água sem derretimento de geleiras

Índia sofre com falta d’água sem derretimento de geleiras

0
Índia sofre com falta d’água sem derretimento de geleiras
Moradores coletam água potável Imagem: Érico Hiller

A população de Ladakh, norte da Índia, sofre, diariamente, com a falta d’água sem o derretimento das geleiras. Os registros mostram que uma das cidades da região foi abandonada, porque habitantes já não conseguiam captar água.

A escassez da água e o frio culminam em medidas extremas para a sobrevivência dos moradores. Pensando em uma alternativa, uma ONG desenvolveu um dispositivo que, por meio de energia solar, esquenta naturalmente uma plataforma sobre a qual é colocada água limpa, que ferve após alguns minutos.

Moradora local esquenta água em sistema desenvolvido por ONG.
Imagem: Érico Hiller

O aquecimento global é tema para os estudantes de um monastério budista, na cidade de Leh, ao norte da Índia, que observam o mapa de um planeta cujo clima está em constante movimento.  Para os moradores dessa região terem acesso a água potável é preciso carregar, aproximadamente, 25 litros nas costas. O inverno nessa região é muito rigoroso, sendo necessário que a família durma ao redor do fogão, alocado na sala.

Na manhã do intenso inverno no vilarejo de Leh, em Ladakh, os moradores nativos reúnem-se em torna da bica pública, onde o governo municipal disponibiliza duas (02) horas de água todas as manhãs, para a coleta da população. Uma opção para que as águas não congelem é acender fogareiros.

Geleira Artificial
Imagem: Érico Hiller

Uma opção para combater a falta de água foi a construção de uma geleira artificial no vilarejo – com o intuito de “estocar” água em forma de gelo para que no verão seja derretido, tendo em vista que a demanda aumenta devido ao consumo e a lavoura.

Deixe uma resposta