Kyarr e Maha marcam primeiro caso de dois ciclones simultâneos no mar da Arábia

Na quinta-feira(31), o Departamento Meteorológico da Índia (IMD) confirmou que este foi o primeiro caso registrado com dois ciclones ocorrendo simultaneamente no Mar Arábico.

0
12
Kyarr e Maha marcam primeiro caso de dois ciclones simultâneos no mar da Arábia

Nesta semana, o Mar Arábico testemunhou uma ocorrência peculiar com a formação do ciclone Maha, mesmo com Kyarr prevalecendo sobre a região. Na quinta-feira(31), o Departamento Meteorológico da Índia (IMD) confirmou que este foi o primeiro caso registrado com dois ciclones ocorrendo simultaneamente no Mar Arábico.

Em seu relatório semanal de previsão do tempo e clima, o IMD disse que na Índia choveu 200% a mais em uma semana. Na península sul foi registrado acumulado de 56 mm de chuva por influência das duas tempestades ciclônicas e uma depressão sobre a Baía de Bengala.

A Índia Central registrou um excesso de chuvas de 572% na semana passada. No que diz respeito à precipitação mensal geral em outubro, a Índia recebeu 44% a mais de chuva, enquanto as regiões central e sul receberam 99% e 54% a mais, respectivamente.

Em deslocamento, a severa tempestade ciclônica Maha provavelmente se intensificará ainda mais e poderá se tornar uma tempestade ciclônica muito severa sobre o Mar da Arábia Central e Oriental, seguindo de perto o caminho de Kyarr. Sob sua influência, a previsão é de chuvas fortes a muito fortes em Kerala, na costa de Karnataka e no sul de Tamil Nadu hoje.

O IMD emitiu outro aviso de vigilância por conta da depressão na Baía de Bengala nesta semana. A previsão sugere a formação de uma área de baixa pressão sobre o norte do mar de Andaman no domingo. É muito provável que o sistema ciclônico se mova em direção à costa leste da Índia, enquanto se intensifica em uma depressão sobre a baía leste-central da Bengala até 5 de novembro.

“Sob sua influência, chuvas generalizadas com pancadas isoladas de fortes a muito fortes provavelmente ocorrerão nas Ilhas Andaman e Nicobar durante a segunda metade da semana 1 (3 a 6 de novembro)”, prevê o IMD.

No norte, uma nova área de instabilidade está se aproximando e é provável que traga chuva ou neve dispersa sobre Jammu e Caxemira, bem como Himachal Pradesh nesta semana. No geral, apenas os estados do sul, Chattisgarh, Jharkhand e Gangetic West Bengal podem permanecer mais secos do que o normal nesta semana, enquanto outras partes do país provavelmente receberão chuvas normais a acima do normal.

- Publicidade -

Deixe uma resposta