Moçambique em alerta com chegada de Ciclone de categoria 4

Os modelos GFS preveem que a precipitação nos próximos dias poderia exceder os 500mm, enquanto o modelo ECMWF colocaria valores de cerca de 950mm acumulados na semana.

0
873
Imagem de satélite mostra o ciclone ainda próximo a ilha de Madagascar

No Canal de Moçambique, costa leste do continente africano, o trecho de mar que separa a África da grande ilha de Madagascar, uma tempestade tropical identificada como “Idai” se itensificou e atingiu a classificação de Ciclone Tropical com categoria 4. A previsão é que esse ciclone chegue à costa de Moçambique, na próxima quinta-feira (14/03).

Este já seria o sexto ciclone no Oceano Índico meridional, nesta temporada de 2018-19, igualando ao número recorde na temporada 2006-07.

Imagem mostra o caminho que o Ciclone Idai deve percorrer

O INAM – Instituto Nacional de Meteorologia de Moçambique, emitiu um aviso vermelho, válido até as 00h de sexta-feira (15/03), prevendo a ocorrência de ventos muito fortes, com velocidade até 180 kph e rajadas que podem atingir 200 kph, gerando a agitação marítima com ondas de até 10m. Espera-se também a ocorrência de chuvas muito fortes (mais de 100mm em 24 horas), acompanhadas de trovoadas severas.

A tempestade tropical, antes de se tornar ciclone, já causou catástrofes na República do Malauí, na fronteira centro-oeste de Moçambique, onde houve 23 mortos, 29 feridos e 12 desaparecidos e, em Moçambique, 7 mortos e 4200 desalojados, bem como inundação do Rio Zambesi.

Entre 05 e 07 de março, cerca de 160 mm de chuva caíram na parte sul do Malauí, o que levou a inundações desastrosas.

Chegada ao continente

A previsão, de acordo com os modelos, é que o ciclone atinja a costa de Moçambique na região de Beira, capital da província de Sofala, aproximadamente às 18h de quinta-feira.

Os mapas do modelo matemático norte-americano GFS preveem uma situação dramática: na parte central, interior e costeira de Moçambique, a precipitação nos próximos dias poderia exceder os 500mm, enquanto o modelo ECMWF europeu colocaria valores de cerca de 950mm acumulados na semana.

- Publicidade -

Deixe uma resposta