Defesa Civil prevê risco de inundação e prepara desocupação de moradores no Vale do Taquari/RS

O Nível do Rio Taquari chegou aos 16.95 metros na marcação das 8h desta terça-feira (05). Com 20 metros, as águas começam a invadir casas.

0
16
Rio Taquari
Foto: Lizeli Bergamaschi

As constantes chuvas no Vale do Taquari e nas regiões da cabeceira do Rio fizeram a Defesa Civil emitir alerta de inundação na região de Encantado, Colinas, Arroio do Meio, Estrela, Lajeado, Bom Retiro, Mariante, Taquari. Mesmo sem a confirmação já é organizada a retirada de população ribeirinha.

O Nível do Rio Taquari chegou aos 16.95 metros na marcação das 8h desta terça-feira (05), em Estrela e Lajeado (quase 4m acima do nível normal), e sobe em ritmo de cerca de 40 a 50 centímetros por hora nesse ponto e até 80 centímetros por hora em Encantado.

De acordo com coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Heitor Hoppe, as primeiras ruas devem ser inundadas nas próximo das 12h, e as famílias ribeirinhas do bairro Centro precisarão ser retiradas. “Não podemos esperar a enchente se confirmar, temos que agir”, relata. Com 20 metros, as águas começam a invadir casas.

Em Estrela, a rua Albino Francisco Horn está interrompida em virtude do Arroio Estrela ter transbordado, e os transtornos podem se estender para as famílias ribeirinhas do Rio Taquari. Coordenador da Defesa Civil de Estrela, Sandro Bremm informa que a equipe está coletando os dados de toda a bacia Taquari-Antas para projetar o nível.  

- Publicidade -

Deixe uma resposta