Início Destaque Dia Mundial da Defesa Civil 2020

Dia Mundial da Defesa Civil 2020

Com o Tema "Defesa Civil e o Socorrista em todas as casas", neste dia 1º de março de 2020 é celebrado o Dia Mundial da Defesa Civil

0
175
Dia Mundial da Defesa Civil 2020

Não é difícil observarmos que os processos adversos relacionados aos fenômenos da natureza estão cada vez mais frequentes e mais ameaçadores.

Porém, infelizmente, a difusão de conhecimento voltado para redução de risco de desastre para a sociedade em geral, não está acompanhando esse “avanço climatológico”. Com isso, cada dia que passa mais pessoas estão expostas à riscos que antes não eram perceptíveis.

Somente nestes 2 primeiros meses de 2020, tivemos desastres de grande impacto ambiental e social em todo o mundo, incêndios florestais devastadores, eventos meteorológicos extremos, milhares de terremotos. O que nos deixa em alerta quanto a estarmos preparados para as adversidades que estão por vir.

As ações de socorro e emergência estão exigindo que os profissionais que atuam nos serviços de emergência acompanhem o ritmo acelerado do desenvolvimento e o que esses desafios têm nos reservado.

Por este motivo, a Organização Internacional de Defesa Civil, decidiu que o tema deste ano para o Dia Mundial da Defesa Civil fosse “Defesa Civil e o socorrista em todas as casas”.

O significado deste tema é amplo, principalmente porque as ações de primeiros socorros começam dentro de casa, antes mesmo da chegada de uma equipe especializada. Dessa forma, a OIDC, quer fazer deste ano um ano de conscientização para a importância da população estar treinada e educada quanto a doutrina de primeiros socorros.

A ideia é que indivíduos se tornem socorristas e grandes motivadores para incentivarem os outros membros da sua comunidade a participarem ativamente das ações de prevenção das defesas civis, contribuindo para melhorar a resiliência da comunidade local.

É importante que a população não veja a defesa civil como um órgão governamental, este é apenas uma parte de algo muito maior, a defesa civil é um sistema, uma engrenagem em que a peça fundamental para que ela funcione, é cada um de nós, sem a participação da sociedade a engrenagem não gira.

Aproveito para parabenizar à todos os profissionais e a indivíduos que vêm realizando um papel considerável nas ações de proteção e defesa civil nestes últimos meses, não só aqui em nosso país, mas em todo o mundo.

Que através dessas situações adversas, que, infelizmente, acabam por causar a perda de vidas ou danos e prejuízos sociais muitas das vezes irreparáveis, mais pessoas se solidarizem e entendam o papel importantíssimo que a Defesa Civil tem para o desenvolvimento das cidades e para o crescimento dos países.

Neste dia especial, onde a difusão de conhecimento é destaque para o mundo todo, também venho, em nome de toda a equipe do Portal Defesa Civil, anunciar o lançamento de uma plataforma que promete revolucionar a forma de promover o conhecimento da proteção e defesa civil e áreas relacionadas. Eu falo do Defenz, uma plataforma global de hospedagem e compartilhamento de podcasts específico para esta área.

A proposta é que ela se torne uma ferramenta de compartilhamento de informações onde profissionais, estudantes e pesquisadores das áreas de proteção e defesa civil, redução do risco de desastres, saúde e psicologia no desastre possam se conectar e trocarem experiências, além, é claro, que a sociedade civil em geral possa utilizá-la como fonte de conhecimento para o melhor entendimento das ações da defesa civil em seus municípios, nos seus estados e no mundo todo.

Os podcasts são ferramentas de comunicação promissoras que permitem que o usuário da internet possa ouvir assuntos do seu interesse a qualquer hora e em qualquer lugar. A grande vantagem é que todo o conteúdo gerado é pensado para que o ouvinte não pare de fazer suas atribuições enquanto consome conhecimento ou se diverte.

A nossa plataforma permite o cadastro gratuito e pode ser acessada de qualquer dispositivo móvel ou de computadores e notebooks pelo endereço www.defenz.me.

Um grande dia à todos,

Denis C. Veneno
Presidente do Portal Defesa Civil