PDC e Defesa Civil promovem 1ª Semana Municipal de Redução de Risco de Desastres de São Pedro da Aldeia

Com o tema "Os Desafios da Defesa Civil Municipal", o evento tem o objetivo de promover e conscientizar a população quanto as ações de redução de risco de desastres no município e região dos lagos.

0
96
1ª Semana Municipal de Redução de Risco de Desastres de São Pedro da Aldeia

O Portal Defesa Civil e a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de São Pedro da Aldeia promoverão a 1ª Semana Municipal de Redução de Risco de Desastres de São Pedro da Aldeia, com o tema “Os Desafios da Defesa Civil Municipal”. Este é um evento alusivo ao Dia Estadual da Prevenção de Desastres que acontece no dia 29/11, além de envolver a população aldeense nas atividades de Proteção e Defesa Civil.

“Este evento é um marco para a defesa civil de São Pedro da Aldeia e de toda a região dos lagos. É a primeira vez que é realizado um evento deste tipo por uma coordenadoria municipal da nossa região. Queremos conscientizar nossos munícipes que eles são importantes no processo de desenvolvimento de uma sociedade preventiva e resiliente”. Disse o Coordenador-Geral da Defesa Civil de São Pedro da Aldeia, Marcus Dothavio.

Muitos desastres podem ser evitados ou mitigados se houver uma abordagem dedicada para o compartilhamento de informação sobre os riscos dos desastres, mudando a percepção da comunidade quanto aos riscos aos quais ela está vulnerável e exposta no seu dia a dia. Mas para isso é imprescindível que a população tenha real interesse em mudar de perspectiva já que ainda hoje temos uma cultura reativa e não proativa, o que dificulta o entendimento da importância de eventos como este, como destaca, Denis Veneno, Presidente do Portal Defesa Civil. “Cada ano que passa mais ocorrências de desastres são registrados, mais pessoas são vitimadas e mais prejuízos econômicos são contabilizados, o desenvolvimento de políticas públicas para a Redução de Desastres depende muito do interesse e participação da comunidade. Neste sentido, é importante que eventos como este sejam desenvolvidos a nível municipal para a efetiva conscientização de quem sofre, diretamente, as consequências de um desastre”.

A Semana Municipal de Redução de Risco de Desastres inicia no dia 26 com a realização do Projeto Comunidades Preparadas, do Portal Defesa Civil e da Defesa Civil de São Pedro da Aldeia, no bairro São Mateus, sendo realizado até o dia 28, sempre no horário das 19h até as 21h30m. No dia 29 às 10h será realizado o ESDE – Exercício Simulado de Desocupação Escolar, que é parte do Projeto Escolas Preparadas, onde os alunos da Escola Municipal Profª. Miriam Alves de Macedo Guimarães participarão para entenderem a importância de estarem preparados para a ocorrência de emergências no ambiente escolar.

No período da tarde, o evento tem uma nova fase, onde serão ministradas duas palestras voltadas, principalmente, para os órgãos de proteção e defesa civil. A primeira, às 14h, Denis Veneno falará sobre As competências e desafios da Defesa Civil municipal nas ações de Redução de Risco de Desastre. Depois, às 15h, Marcus Dothavio, abordará o tema A articulação da Defesa Civil na parceria Público x Privada, que terá como foco passar sua experiência na integralização, principalmente, do setor privado nas ações da defesa civil municipal.

Às 16h terá início a Cerimônia de Encerramento com a entrega dos certificados dos participantes do Projeto Comunidades Preparadas e um café de confraternização.

O que é Redução de Risco de Desastres?

Ao celebrar a Semana Municipal de Redução de Risco de Desastres, é importante dedicar algum tempo para entender o que é Redução do Risco de Desastres (RRD) e o impacto positivo que isso causa na vida das pessoas quando implementadas corretamente.

A RRD é o fortalecimento dos sistemas e abordagens das medidas que possam reduzir os impactos negativos dos desastres sobre as pessoas e seus meios de subsistência. Em outras palavras, a RRD implica a construção de uma estrutura duradoura que se adapte às mudanças contextuais e ambientais.

Quando um desastre ocorre a estrutura municipal fica comprometida em diversos setores como, por exemplo, escolas que recebem desabrigados, aumento significativo de atendimento nos hospitais, corte dos serviços essenciais como água e luz, sem contar os prejuízos e danos econômicos, humanos e ambientais, com isso, a atuação do município deve estar focada no desenvolvimento de ações para a redução de risco de desastres, criando uma cultura preventiva, melhorando, assim, a resiliência das comunidades.

Por que a RRD é tão importante em nossas vidas hoje?

Conforme destacado na Cúpula do Clima da ONU, as mudanças climáticas afetam cada vez mais os meios de subsistência das pessoas. Nos últimos 20 anos, 91% dos desastres foram causados ​​por eventos relacionados ao clima, incluindo inundações, tempestades e secas. Esses desastres levam a mortes, ferimentos, deslocamento e perdas econômicas. No geral, as perdas relatadas por eventos relacionados ao clima aumentaram 151% em todo o mundo, entre o período de 1978-1997 e o período de 1998-2017.

Desafios recentes, como o que a Região dos Lagos enfrentou com chuvas além do período identificado como de anormalidade (novembro a março), onde houve o aumento significativo das chuvas convectivas e consequentemente o aumento da precipitação acumulada, tendo como consequência, deslizamento de terra em São Pedro da Aldeia e alagamentos em diversos pontos das cidades da região e que causaram perdas econômicas substanciais, que levou o município aldeense, inclusive, a decretar Situação de Emergência, é um exemplo que indica o aumento das mudanças relacionadas ao clima.

Para realizar sua inscrição no evento acesse este link

Para maiores informações sobre o evento ou se você quer que seja realizado um evento deste no seu município entre em contato pelo e-mail [email protected]

- Publicidade -