PDC lança plataforma global de podcasts para Defesa Civil e RRD

A plataforma tem o objetivo de formar uma comunidade de criadores e ouvintes de podcasts para Defesa Civil, RRD, Saúde, Psicologia e Emergência em desastres e outros

0
177
Defenz - Plataforma Podcasts para Defesa Civil

No Dia Mundial da Defesa Civil, celebrado neste 1º de março de 2020, nós, do Portal Defesa Civil, reservamos para ser um marco em nossa história de ações que completa 4 anos.

É com muita alegria que comunicamos o lançamento de uma ferramenta que pretende revolucionar a forma de comunicação da Defesa Civil no mundo. Estamos falando do Defenz – Plataforma Global de Compartilhamento de Podcasts para Defesa Civil.

Com o objetivo de formar uma comunidade de criadores e ouvintes, sejam eles agentes, pesquisadores, estudantes ou a sociedade em geral, que se interessam em compartilhar e adquirir conhecimento nas áreas propostas pela plataforma, a gerarem conteúdo de relevância para a sociedade.

O podcast é uma das mídias que mais vem crescendo nos últimos anos e pesquisas recentes mostram que essa é uma realidade, principalmente, aqui no Brasil também. A Plataforma Deezer para comemorar o Dia do Podcast no Brasil, revelou uma pesquisa em 2019 indicando que os programas de áudio sob demanda cresceram 67% no país durante este ano.

A pesquisa aponta que, no geral, a adesão aos podcasts tem sido maior no Brasil do que em certos países no exterior. Na França e Alemanha, por exemplo, o formato teve um crescimento expressivo de 50% em um ano, mas ainda ficou atrás do índice registrado no Brasil.

De acordo com uma pesquisa do Ibope, 40% de usuários da internet no Brasil são também ouvintes de podcasts. E o país já é o segundo maior consumidor do formato, segundo dados do Spotify, atrás apenas dos Estados Unidos.

De acordo com Denis Veneno, Presidente do Portal Defesa Civil, o conteúdo de podcasts disponíveis na internet para os temas propostos ainda é muito escasso. “Mais do que entretenimento, o formato de podcast se configura como uma aposta segura para alcançar o nosso público-alvo. Apesar de um vasto conteúdo em diversos temas disponível na internet, pouquíssimo material que trata de redução do risco de desastres é encontrado. Nós queremos mudar essa realidade, por isso nossa plataforma é focada apenas nas áreas de Proteção e Defesa Civil, meio ambiente, saúde, psicologia e emergência nos desastres, redução do risco de desastres, resiliência comunitária, meteorologia e os mais variados temas relacionados”.

Denis ainda completou mostrando que a plataforma vai um pouco mais além do que apenas hospedar podcasts. “Acreditamos no potencial da comunicação através de Podcasts e assim queremos incentivar líderes, pensadores, estudiosos e profissionais a expandirem suas influências transformando a forma como transmitem seus conhecimentos e interagem com a comunidade em geral. O Defenz pode ser considerado, inclusive, como uma rede social de podcasts, já que seus usuários podem curtir, comentar e compartilhar todo o conteúdo disponível nele”.

A plataforma dá suporte a 8 idiomas diferentes, podendo ser, facilmente, utilizado por qualquer pessoa em todo o planeta.

Também é possível que o usuário crie cursos no estilo EaD (ensino à distância), qualquer aula que não exija muita informação visual é capaz de ser transformada em podcast, e essa é uma tendência para um futuro muito próximo.

Para criar a sua conta e começar a usa-la agora mesmo seja para publicar seus podcasts ou interagir com os podcasts já disponíveis, basta acessar https://defenz.me e efetuar o seu registro, é gratuito.

- Publicidade -