Início Destaque Presidente do PDC recebe título de cidadão araruamense por sua atuação na...

Presidente do PDC recebe título de cidadão araruamense por sua atuação na Defesa Civil do município

Denis Veneno foi Diretor Operacional na Defesa Civil municipal entre os anos de 2013 e 2016, e neste período transformou a atuação da defesa civil junto à comunidade.

0
141
Presidente do Portal Defesa Civil recebe título de cidadão araruamense
Foto: William Brasil

Durante os anos de 2013 a 2016, o Presidente do Portal Defesa Civil, Denis Veneno, atuou como Diretor Operacional na Secretaria de Proteção e Defesa Civil do município de Araruama, interior do Estado do Rio de Janeiro. Neste período, Denis, promoveu ações preventivas que transformaram e difundiram a importância da defesa civil no município. Na última sexta-feira, 07 de fevereiro, Denis teve seu trabalho reconhecido em Sessão Solene de Comemoração dos 161 anos de emancipação político-administrativo da Câmara Municipal.

“Araruama é a cidade que eu me criei, cidade que tenho como base para a realização de todos os meus sonhos. Se hoje eu sou um apaixonado e entusiasta em defesa civil, agradeço 100% a esta cidade e ao prefeito da época por ter me dado essa oportunidade. Hoje, apesar de termos uma política de desmotivação dos agentes, tenho certeza que a defesa civil de Araruama voltará a ter o seu trabalho, verdadeiramente, reconhecido pela população. Uma das maiores dificuldades da defesa civil no Brasil é que ainda temos muitos prefeitos que não conseguem enxergar a importância e a responsabilidade que a defesa civil tem para o desenvolvimento da cidade e consequentemente da melhoria da qualidade de vida da população. Essa é uma das minhas principais lutas hoje através do Portal Defesa Civil, demonstrar, com fatos, o que a defesa civil pode fazer para o crescimento não só de um município ou região, mas sim de todo o país.”. Disse Denis.

As principais realizações dele foram a elaboração dos Planos de Contingência de 2013 a 2016, desenvolveu e implantou o primeiro Centro de Monitoramento do Tempo da Região dos Lagos e implementou dos estados operacionais da Secretaria, identificadas como normalidade, observação, atenção e alerta, facilitando a comunicação com a população local. Identificou, setorizou e mapeou todas as áreas de Risco do município, identificando mais de 3000 pessoas vivendo em risco, na época. Foi o responsável técnico pela ampliação do sistema de monitoramento, coordenando, instalando e configurando 8 pluviômetros arrendados pelo governo federal. Inscreveu a cidade na campanha mundial da ONU “Construindo Cidades Resilientes”. Realizou a Avaliação de Danos e elaborou o decreto de situação de emergência que culminou com o reconhecimento federal e em seguida liberação do FGTS para vítimas de um desastre ocorrido no ano de 2016 em decorrência das fortes chuvas do ano. Além de, na esfera jurídica, elaborar o Regimento Interno, o Sistema Municipal de Proteção e defesa Civil e a nova Lei da Defesa Civil municipal aprovada em 2016.

Denis desenvolveu diversas outras atividades, desde que assumiu o compromisso de Operacionalizar a coordenadoria municipal, se dedicou buscando servir a população local com respeito e profissionalismo, não medindo esforços para fazer da cidade, uma cidade realmente resiliente. E seus esforços foram reconhecidos através deste título, que recebeu com muita emoção, do Vereador Carlinhos de Deus.

“O Vereador Carlinhos de Deus, acompanhou, na época, todo o trabalho que realizei na Defesa Civil e não foram poucos. Estudei e me dediquei para fazer de Araruama um exemplo de cidade que se preocupava com a população, promovendo a prevenção em todos os distritos do município. Talvez uma das ações que mais contribuíram para que a defesa civil tivesse uma aproximação com a população foi a implantação do primeiro centro de monitoramento do tempo da região com 2 tvs de 55″ e monitoramento 24h, na oportunidade desenvolvi um sistema de monitoramento que informávamos à população as condições do tempo, em 2015 iniciamos nossa página no facebook e em 2016, quando me desliguei da defesa civil já haviam 7500 pessoas nos acompanhando”. Continuou ele.

Denis que, de 2013 até hoje, já participou de quase 50 cursos na área de proteção e defesa civil, meio ambiente e emergência, idealizou e fundou o Portal Defesa Civil, onde é presidente. Através do Portal, Denis já desenvolveu diversos projetos e contribuiu para a capacitação de mais de 1000 cidadãos, de crianças a idosos, principalmente na cidade de São Pedro da Aldeia. “Eu lembro que, por várias vezes, peguei meu carro e saia daqui (de Araruama) para a Escola de Defesa Civil do Estado, no Rio (de Janeiro), às 4h da manhã e chegava às 20h por várias semanas. Porém, não adianta ter uma parede de certificados e não saber colocar nenhum deles em prática. Eu costumo dizer que defesa civil é garantia de proteção e de defesa da vida, defesa civil é respeito com a população, então uma pessoa que se diz agente mas não transmite o que sabe, não merece estar atuando na defesa civil”. completou.

Denis Veneno, Presidente do Portal Defesa Civil, Vereador Carlinhos de Deus, Lucilene agraciada e Juarez agraciado. Foto: William Brasil

O vereador Carlinhos de Deus falou com a nossa reportagem e disse estar muito feliz em entregar esse título ao Denis. “O Denis é um cara dedicado à causa, ele é, sem dúvidas alguma, um agente exemplar, daqueles que se preocupa mais com o outro do que com ele mesmo, eu vi e vejo isso nele. Então, eu não poderia deixar a oportunidade de fazer dele cidadão araruamense passar, ele merece isso e muito mais. Quem mais ganha com esse título não é ele, e sim a cidade de Araruama”.

Hoje, depois de 7 anos atuando na área da Defesa Civil, Denis sonha com muito mais, seu objetivo é fazer com que o Portal Defesa Civil seja uma Instituição de respeito no país, desenvolvendo os projetos atualmente ativos em todo o país. “Nós temos, hoje, 5 projetos ativos, 11 diretores e 15 voluntários, todos profissionais nas mais diversas áreas. Temos o que muitos municípios precisam, recursos humanos capacitados para transformarmos qualquer cidade!”. Afirmou ele.

Toda a equipe do Portal Defesa Civil, agradece ao vereador Carlinhos de Deus pelo carinho.