Presidente do PDC recebe título de cidadão araruamense por sua atuação na Defesa Civil do município

Denis Veneno foi Diretor Operacional na Defesa Civil municipal entre os anos de 2013 e 2016, e neste período transformou a atuação da defesa civil junto à comunidade.

0
135
Presidente do Portal Defesa Civil recebe título de cidadão araruamense
Foto: William Brasil

Durante os anos de 2013 a 2016, o Presidente do Portal Defesa Civil, Denis Veneno, atuou como Diretor Operacional na Secretaria de Proteção e Defesa Civil do município de Araruama, interior do Estado do Rio de Janeiro. Neste período, Denis, promoveu ações preventivas que transformaram e difundiram a importância da defesa civil no município. Na última sexta-feira, 07 de fevereiro, Denis teve seu trabalho reconhecido em Sessão Solene de Comemoração dos 161 anos de emancipação político-administrativo da Câmara Municipal.

“Araruama é a cidade que eu me criei, cidade que tenho como base para a realização de todos os meus sonhos. Se hoje eu sou um apaixonado e entusiasta em defesa civil, agradeço 100% a esta cidade e ao prefeito da época por ter me dado essa oportunidade. Hoje, apesar de termos uma política de desmotivação dos agentes, tenho certeza que a defesa civil de Araruama voltará a ter o seu trabalho, verdadeiramente, reconhecido pela população. Uma das maiores dificuldades da defesa civil no Brasil é que ainda temos muitos prefeitos que não conseguem enxergar a importância e a responsabilidade que a defesa civil tem para o desenvolvimento da cidade e consequentemente da melhoria da qualidade de vida da população. Essa é uma das minhas principais lutas hoje através do Portal Defesa Civil, demonstrar, com fatos, o que a defesa civil pode fazer para o crescimento não só de um município ou região, mas sim de todo o país.”. Disse Denis.

As principais realizações dele foram a elaboração dos Planos de Contingência de 2013 a 2016, desenvolveu e implantou o primeiro Centro de Monitoramento do Tempo da Região dos Lagos e implementou dos estados operacionais da Secretaria, identificadas como normalidade, observação, atenção e alerta, facilitando a comunicação com a população local. Identificou, setorizou e mapeou todas as áreas de Risco do município, identificando mais de 3000 pessoas vivendo em risco, na época. Foi o responsável técnico pela ampliação do sistema de monitoramento, coordenando, instalando e configurando 8 pluviômetros arrendados pelo governo federal. Inscreveu a cidade na campanha mundial da ONU “Construindo Cidades Resilientes”. Realizou a Avaliação de Danos e elaborou o decreto de situação de emergência que culminou com o reconhecimento federal e em seguida liberação do FGTS para vítimas de um desastre ocorrido no ano de 2016 em decorrência das fortes chuvas do ano. Além de, na esfera jurídica, elaborar o Regimento Interno, o Sistema Municipal de Proteção e defesa Civil e a nova Lei da Defesa Civil municipal aprovada em 2016.

Denis desenvolveu diversas outras atividades, desde que assumiu o compromisso de Operacionalizar a coordenadoria municipal, se dedicou buscando servir a população local com respeito e profissionalismo, não medindo esforços para fazer da cidade, uma cidade realmente resiliente. E seus esforços foram reconhecidos através deste título, que recebeu com muita emoção, do Vereador Carlinhos de Deus.

“O Vereador Carlinhos de Deus, acompanhou, na época, todo o trabalho que realizei na Defesa Civil e não foram poucos. Estudei e me dediquei para fazer de Araruama um exemplo de cidade que se preocupava com a população, promovendo a prevenção em todos os distritos do município. Talvez uma das ações que mais contribuíram para que a defesa civil tivesse uma aproximação com a população foi a implantação do primeiro centro de monitoramento do tempo da região com 2 tvs de 55″ e monitoramento 24h, na oportunidade desenvolvi um sistema de monitoramento que informávamos à população as condições do tempo, em 2015 iniciamos nossa página no facebook e em 2016, quando me desliguei da defesa civil já haviam 7500 pessoas nos acompanhando”. Continuou ele.

Denis que, de 2013 até hoje, já participou de quase 50 cursos na área de proteção e defesa civil, meio ambiente e emergência, idealizou e fundou o Portal Defesa Civil, onde é presidente. Através do Portal, Denis já desenvolveu diversos projetos e contribuiu para a capacitação de mais de 1000 cidadãos, de crianças a idosos, principalmente na cidade de São Pedro da Aldeia. “Eu lembro que, por várias vezes, peguei meu carro e saia daqui (de Araruama) para a Escola de Defesa Civil do Estado, no Rio (de Janeiro), às 4h da manhã e chegava às 20h por várias semanas. Porém, não adianta ter uma parede de certificados e não saber colocar nenhum deles em prática. Eu costumo dizer que defesa civil é garantia de proteção e de defesa da vida, defesa civil é respeito com a população, então uma pessoa que se diz agente mas não transmite o que sabe, não merece estar atuando na defesa civil”. completou.

Denis Veneno, Presidente do Portal Defesa Civil, Vereador Carlinhos de Deus, Lucilene agraciada e Juarez agraciado. Foto: William Brasil

O vereador Carlinhos de Deus falou com a nossa reportagem e disse estar muito feliz em entregar esse título ao Denis. “O Denis é um cara dedicado à causa, ele é, sem dúvidas alguma, um agente exemplar, daqueles que se preocupa mais com o outro do que com ele mesmo, eu vi e vejo isso nele. Então, eu não poderia deixar a oportunidade de fazer dele cidadão araruamense passar, ele merece isso e muito mais. Quem mais ganha com esse título não é ele, e sim a cidade de Araruama”.

Hoje, depois de 7 anos atuando na área da Defesa Civil, Denis sonha com muito mais, seu objetivo é fazer com que o Portal Defesa Civil seja uma Instituição de respeito no país, desenvolvendo os projetos atualmente ativos em todo o país. “Nós temos, hoje, 5 projetos ativos, 11 diretores e 15 voluntários, todos profissionais nas mais diversas áreas. Temos o que muitos municípios precisam, recursos humanos capacitados para transformarmos qualquer cidade!”. Afirmou ele.

Toda a equipe do Portal Defesa Civil, agradece ao vereador Carlinhos de Deus pelo carinho.

- Publicidade -