Edição do Projeto Defesinha Verão 2020 reúne mais de 400 pessoas em solenidade de encerramento

O Projeto Defesinha Verão 2020 teve início no dia 06 de janeiro e os 300 participantes puderam vivenciar momentos inesquecíveis.

0
94
Mais de 400 pessoas participaram da Solenidade de Encerramento

Nesta quinta feira, 31, mais de 400 pessoas estiveram presentes na solenidade de encerramento do Projeto Defesinha Verão 2020, em São Pedro da Aldeia, RJ. A solenidade foi realizada na quadra poliesportiva da Escola Municipal Profª Miriam Alves de Macedo Guimarães e proporcionou uma manhã recheada de emoção e agradecimentos. Autoridades locais, os 300 jovens, 40 monitores e diversos colaboradores estiveram presentes no evento.

A solenidade iniciou com a entrega dos certificados para 12 alunos que foram sorteados para representar os pelotões Defesina (04 a 06 anos), Defensores (07 a 10 anos) e Protetores (11 a 14 anos). Todos os integrantes foram agraciados com a certificação ao final do evento. Os parceiros que apoiaram a realização do projeto também receberam certificados.

Após a entrega dos certificados os alunos fizeram o juramento onde os participantes prometem cumprir todos os ensinamentos adquiridos no projeto, respeitar o próximo, preservar a natureza, serem cidadãos conscientes e terem amor por sua cidade.

Participantes fazem o juramento do Defesinha
Participantes fazem o juramento do Defesinha – Foto: Renato Fulgoni

“O sentimento é de dever cumprido; foi a 12ª edição do Defesinha e esse ano foi diferente dos outros, pois houve uma cooperação dos pais, colaboradores, iniciativa privada e poder público para executar o projeto. Ficamos felizes porque o resultado é muito positivo, tenho certeza que plantamos uma sementinha no coração de cada criança e que eles vão ser multiplicadores desse conhecimento, serão cidadãos do bem e esse é o maior legado que vamos deixar para esses jovens”, declarou o coordenador-geral da Defesa Civil, Marcus Dothavio.

A última semana do Projeto, que foi realizado ao longo das 4 semanas deste mês de janeiro, foi intensa para os participantes. Na terça-feira (28) o grupo visitou o, recém inaugurado, destacamento do Corpo de Bombeiros 1/18 em São Pedro da Aldeia, onde foi possível compreenderem mais sobre o trabalho realizado pelos Bombeiros, participaram de apresentações sobre equipamentos, ferramentas e materiais de proteção utilizado pelos militares e entenderam como funcionam as viaturas, equipes de trabalho e suas respectivas funções.

Aula de Primeiros Socorros no Destacamento 1/18 do Corpo de Bombeiros em São Pedro da Aldeia. Foto: Renato Fulgoni

O ponto máximo da visitação ao Destacamento foi a participação dos pelotões em uma simulação de acidente de carro com vítima inconsciente, momento que os participantes puderam compreender como funciona uma operação de resgate. Além de aprenderem um pouco sobre primeiros socorros e passarem pelo tradicional batismo do Corpo de Bombeiros.

Já na quarta-feira (29), último dia de atividades do Projeto, os participantes foram levados à sede campestre da Associação Profissional dos Instrutores de Aprendizagem, de Treinamento, de Formação e Orientação Profissional do Estado do Rio de Janeiro (APIERJ), localizada em Iguaba Grande.

A programação ofereceu diversas atividades de lazer, recreação e competições, fechando o cronograma de atividades do Projeto em sua 12ª Edição.

“O Projeto Defesinha Verão 2020 teve início no dia 06 de janeiro e os 300 participantes puderam vivenciar momentos inesquecíveis, desde então. O Projeto tem a finalidade de resgatar nos participantes o sentimento de civismo e o respeito ao próximo, além de conscientiza-los sobre a importância da prevenção, da preservação ambiental e prepara-los para as adversidades do dia a dia, dentro e fora de casa. Formando, assim, futuros cidadãos conscientes da sua importância para com a sociedade em que vivem”. Disse o Presidente do Portal Defesa Civil, Denis Veneno.

Este ano o Projeto Defesinha contou com o apoio de algumas empresas que se destacam na Região dos Lagos contribuindo para diversos projetos sociais. O Costazul Supermercados, que colabora com o projeto desde 2017, este ano esteve presente dando mais apoio às atividades do projeto, e a Óticas Rodrigo que disponibilizou gratuitamente, durante a solenidade de encerramento, teste de acuidade visual e teste de daltonismo através do equipamento batizado de Adan Robô, único na região dos lagos. De acordo com o Rodrigo Zamboni, fundador da Ótica, de acordo com a avaliação primária, era possível indicar se haveria ou não a necessidade de se realizar um exame mais completo junto a um profissional.

- Publicidade -