A empresa brasileira Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer especializada em Mobilidade Aérea Avançada (AAM), está se preparando para iniciar ainda este ano os voos de teste de seu inovador táxi voador elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL). A aeronave, equipada com recursos tecnológicos avançados, promete revolucionar o transporte urbano aéreo.
O projeto ganhou visibilidade no ano passado, quando a Eve apresentou seu primeiro protótipo em escala real durante a 45ª edição do Farnborough Airshow. Desde então, a empresa vem aprimorando o modelo e agora está pronta para realizar os primeiros testes práticos já no verão de 2025.
Nos últimos meses, o setor de eVTOLs tem avançado rapidamente em várias partes do mundo. Cidades como Londres e Dubai já estão se preparando para integrar esses veículos ao transporte público, e o Brasil não pretende ficar para trás. A Eve tem trabalhado discretamente no desenvolvimento do seu táxi voador e afirma já ter cinco ou seis protótipos prontos para iniciar os testes.
Segundo a empresa, está previsto que esses protótipos realizem milhares de voos entre os anos de 2025 e 2056, como parte de um amplo programa de testes e certificações. O CEO da Eve Air Mobility, Johann Bordais, destacou que o foco da companhia não é ser a primeira a obter certificação, mas sim oferecer a melhor solução possível aos clientes.
“Na Eve, não estamos correndo para sermos os primeiros a certificar. Nosso verdadeiro objetivo é entregar a melhor solução ao cliente. Nosso programa de testes é rigoroso, com foco na precisão metódica. Isso, no fim das contas, acelera o caminho para a certificação. Ao tomar medidas bem planejadas agora, estamos construindo uma base sólida para uma execução impecável quando mais importa”, afirmou Bordais.
O modelo que será submetido aos testes passou por modificações significativas desde a sua apresentação inicial. Agora, o táxi voador conta com assentos mais leves, com capacidade para até quatro passageiros. Além disso, o interior é flexível e pode ser convertido rapidamente de uma configuração de passageiros para transporte de carga.
O cockpit da aeronave foi desenvolvido em parceria com as empresas Garmin e Crouzet, combinando tecnologia intuitiva com o sistema fly-by-wire de quinta geração da Embraer. Isso proporciona uma experiência de pilotagem mais fluida e com menor carga de trabalho para o piloto.
Outro destaque é o TechCare, serviço completo da Eve que assegura a manutenção da aeronavegabilidade. Esse sistema abrange desde o controle do tráfego aéreo, planejamento de voos e pousos, até a gestão de frotas, garantindo máxima eficiência operacional.
A estrutura do eVTOL também foi otimizada com um novo design de asas aerodinâmicas, projetadas com o know-how da Embraer. O resultado, segundo a Eve, é uma aeronave de alto desempenho, baixa complexidade e grande confiabilidade operacional.
Entre as outras melhorias incorporadas estão o trem de pouso com rodas, rotores com passo fixo e um propulsor adicional integrado ao sistema de quatro pás, que ajuda a reduzir o ruído e a resistência ao avanço.