O plano de construção da Megafábrica da Tesla foi aprovado pelo Escritório do Comitê de Gestão na Zona de Lingang, parte da Zona de Livre Comércio da China. Segundo relatos da mídia local, a Megafábrica será localizada em Nanhui, na nova cidade de Pudong, ocupando uma área de 204.359,92 metros quadrados.
Lu Yu, Diretor do Departamento de Alta Tecnologia do Comitê Administrativo de Lingang, afirmou que a Megafábrica da Tesla na China deverá completar a produção experimental em 2024. A fábrica, que produzirá os Megapacks, tem capacidade de produção estimada em 40 GWh. Os Megapacks fabricados na China serão comercializados em mercados globais.
Os preparativos preliminares para o terreno da Megafábrica da Tesla na China começaram em março. A construção está prevista para iniciar este mês, pouco mais de um ano após o anúncio inicial do projeto pela empresa. Em abril de 2023, a Tesla anunciou planos para produzir 10.000 Megapacks por ano na China. A empresa pretende iniciar as entregas dos Megapacks a partir da Megafábrica chinesa no primeiro trimestre de 2025.
A nova fábrica na China poderá ajudar a Tesla a reduzir custos em países onde há alta demanda por Megapacks, como na Austrália. No mês passado, a Neoen anunciou planos de expandir a Bateria Collie para um sistema de 560 MW/2.240 kWh com Megapacks da Tesla. Com isso, a capacidade da Bateria Collie triplicará, tornando-a a maior da Austrália.
A implantação de Megapacks da Tesla alcançou um recorde histórico no primeiro trimestre de 2024. “O Megapack, em particular, atingiu um recorde histórico no primeiro trimestre, levando à lucratividade recorde para o negócio de energia, e isso provavelmente continuará a aumentar nos próximos trimestres e anos”, disse Musk durante a teleconferência. “Ele vai aumentar — sabemos que vai — significativamente mais rápido que o negócio de automóveis, como esperávamos.”