Desporto

Tiger Woods será o único jogador no comitê de negociação com sauditas

Tiger Woods foi nomeado o único jogador em um subcomitê de cinco membros que estará envolvido nas negociações com o Fundo de Investimento Público, marcando um dia agitado de gestão enquanto o PGA Tour busca firmar um acordo com os investidores sauditas que apoiam o LIV Golf.

Woods, que se juntou à diretoria do PGA Tour em agosto, tornou-se o sexto jogador-diretor e o único cujo mandato no conselho não tem limites. Ele fará parte do “subcomitê de transações” no conselho da PGA Tour Enterprises, que conduzirá as negociações diárias à medida que o PIF busca se tornar um investidor minoritário.

Além de Woods, o subcomitê inclui o comissário do PGA Tour, Jay Monahan, o presidente do conselho, Joe Gorder, John W. Henry do Fenway Sports Group e Joe Ogilvie, ex-jogador do Tour nomeado como diretor-ligação em março.

Este subcomitê reportará seus progressos ao conselho completo.

O dia também foi marcado pelo desfecho em que Rory McIlroy perdeu a possibilidade de reassumir uma vaga no conselho, substituindo Webb Simpson, após resistência dos membros do conselho ao seu retorno. “Acho que havia um subgrupo no conselho que estava desconfortável com minha volta por algum motivo”, disse McIlroy durante o Campeonato Wells Fargo em Charlotte, Carolina do Norte, onde um evento de assinatura de $20 milhões está sendo realizado.

Simpson havia oferecido renunciar, mas apenas se McIlroy o substituísse. Quando um diretor-jogador renuncia, os outros jogadores no conselho devem concordar unanimemente sobre um sucessor. McIlroy renunciou ao conselho em novembro, e os jogadores escolheram Jordan Spieth para substituí-lo.

Os sete jogadores — Woods, Spieth, Simpson, Ogilvie, Patrick Cantlay, Adam Scott e Peter Malnati — estão no conselho da PGA Tour e PGA Tour Enterprises, a entidade comercial que concordou com um acordo com o Strategic Sports Group como investidor minoritário, incluindo um investimento de $1,5 bilhão, que poderia chegar a $3 bilhões.

McIlroy estava disposto a retornar, acreditando que poderia ajudar a encontrar uma solução para a divisão no golfe que deixou alguns dos melhores jogadores em dois circuitos. McIlroy vê a reunificação de alguma forma como o objetivo final e causou desconforto entre os jogadores quando sugeriu no início deste ano que os jogadores do LIV retornassem sem punição.

“A notícia de hoje não é um comentário sobre a importante perspectiva e influência de Rory”, disse Monahan em um comunicado. “É simplesmente uma questão de adesão ao nosso processo de governança pelo qual um jogador do tour se torna um membro do conselho.”

“Webb permanecer em sua posição como membro do conselho de política e do conselho da PGA Tour Enterprises até o final de seu mandato proporciona a continuidade necessária neste momento vital”, continuou ele. “Estamos progredindo em nossas negociações com o PIF.”

McIlroy certamente continuará envolvido em uma capacidade não oficial, baseado em sua experiência de dois anos no conselho e sua voz no jogo. Ele era o único membro do DP World Tour no conselho do PGA Tour, e McIlroy cultivou relacionamentos através dos continentes durante sua carreira.

Ele havia dito em um podcast britânico de futebol no início deste ano que se encontrou com o governador do PIF, Yasir Al-Rumayyan, no DP World Tour Championship em Dubai no final de 2022 e que voltou para casa encorajando o conselho do Tour a se reunir com ele.

O acordo-quadro entre o PGA Tour, o tour europeu e o PIF foi anunciado em 6 de junho, com um prazo para finalizá-lo até o final de 2023. As negociações continuam com pouco progresso.

Woods estava entre os diretores-jogadores que foram às Bahamas em 18 de março — Monahan e Henry também participaram — para se encontrar com Al-Rumayyan.