Empresas

General Motors anuncia aposentadoria do Chevrolet Malibu para ampliar produção de veículos elétricos

A General Motors declarou na última quarta-feira que encerrará a produção do Chevrolet Malibu, o último sedan acessível de sua linha de modelos nos Estados Unidos. Introduzido na década de 1960, quando a empresa era uma potência dominante na economia americana, o Malibu tornou-se um símbolo venerável da marca.

Por anos, os motoristas americanos têm preferido veículos utilitários esportivos (SUVs) em detrimento de sedans, compactos e hatchbacks. Os dois rivais de Detroit da GM, Stellantis e Ford Motor, também eliminaram praticamente todos os carros de suas linhas nos Estados Unidos.

Embora fabricantes estrangeiros como Toyota, Honda e Hyundai ainda vendam centenas de milhares de sedans e compactos anualmente, os números são bem inferiores aos de décadas anteriores, quando o Toyota Camry e o Honda Accord estavam entre os veículos mais populares nas estradas americanas. No mês passado, a Subaru, montadora japonesa, anunciou que cessará a produção de seu sedan Legacy no próximo ano.

A GM produz o Malibu em uma fábrica em Kansas City, Kansas, e continuará a fabricação até o final deste ano, quando planeja reequipar a fábrica para produzir uma nova versão do Chevrolet Bolt, um carro elétrico, e o Cadillac XT4, um SUV de luxo.

Os consumidores têm migrado de carros para SUVs e caminhonetes mais espaçosos, que oferecem mais facilidades para transportar crianças e equipamentos recreativos como bicicletas e caiaques. As montadoras têm facilitado essa tendência ao oferecer mais desses veículos maiores, que geram lucros maiores que sedans e compactos.

Introduzidos em 1964, o Malibu e sua versão esportiva, o Malibu SS, foram descontinuados em 1983 devido à crescente concorrência estrangeira que obrigou a empresa a se reestruturar. O Malibu foi reintroduzido em 1997, mas quase sempre ficou atrás do Camry e do Accord em vendas.

Desde sua introdução, a GM vendeu mais de 10 milhões de Malibus. No entanto, as vendas diminuíram nos últimos anos. Em 2023, a GM vendeu 130 mil Malibus, com uma queda de 47% nas entregas nos últimos três meses do ano. Uma década atrás, a GM vendia cerca de 200 mil Malibus por ano.

Em 2023, a GM também anunciou que cessaria a produção do Chevrolet Camaro, um carro esportivo. Continua a produzir o Chevrolet Corvette e a marca Cadillac produz dois sedans movidos a gasolina e tem planos de lançar um carro elétrico de alta gama este ano. Todos os outros modelos que a GM produz para o mercado dos EUA são agora caminhões ou SUVs.

Há alguns anos, a Ford eliminou os sedans de sua linha. O Mustang é o único carro que a Ford fabrica para o mercado dos EUA. A Stellantis, proprietária da Chrysler, agora foca principalmente em caminhões, SUVs e minivans, embora tenha anunciado que começará a produzir uma versão elétrica do seu carro esportivo Dodge Challenger em 2025.