Os Phillies recorreram à Double-A Reading em julho passado para promover Johan Rojas. Eles não tinham certeza se ele iria bater bem, mas estavam positivos de que sua luva ajudaria a estabilizar a defesa instável da equipe.
Rojas respondeu com várias defesas dignas de destaque. A possibilidade de Luvas de Ouro no futuro começou a surgir nas conversas.
Rojas ficou fora da escalação titular dos Phillies na noite de quinta-feira contra os Mets no Citizens Bank Park. Isso aconteceu um dia após o jogador de 23 anos ter deixado escapar duas bolas voadoras: uma rebatida por Brandon Nimmo, que foi considerada um erro, e outra por Jeff McNeil no oitavo inning, que foi registrada como um hit.
O técnico Rob Thomson insistiu que nada deveria ser lido no fato de que Cristian Pache estava no centro para o final da série. Era apenas uma questão de distribuir tempo de jogo suficiente para manter todos o mais afiados possível, disse ele. E isso poderia ser a verdade completa e nada mais.
Mas também é um fato que Rojas foi desafiado ao entrar no treinamento de primavera este ano, sendo informado de que ele não precisava competir pelo título de melhor batedor, mas que precisava demonstrar que podia se manter no plate se quisesse ficar nas grandes ligas. Ser um defensor de alto nível por si só não era suficiente.
Um quarto do caminho na temporada, ele está com uma média de rebatidas de .233. Mais significativamente, estatisticamente pelo menos, ele não tem sido tão eficaz no campo.
Como novato, seu fator de alcance – eliminações e assistências por nove innings – foi de 3,17, significativamente acima da média da liga de 2,42. Até agora nesta temporada, é 2,15, bem abaixo da média da liga de 2,64.
Há muitos no beisebol que duvidam que as métricas defensivas possam refletir com precisão a habilidade ou as contribuições de um jogador no campo. E Thomson é um deles.
“Eu não confio muito nessas estatísticas. Confio nos meus olhos”, disse ele. “Acho que ele tem jogado bem. Houve algumas jogadas em que talvez ele tenha sido um pouco agressivo demais. Mas acho que temos que levar isso com um grão de sal, porque ele alcança mais bolas do que 99 por cento dos jardineiros no jogo. Então, haverá mais chances de erros.
“Ele passou um pouco da bola em algumas jogadas, mas ele é um bom defensor e eu confio nele lá fora.”
O técnico acrescentou que está confortável com o que está recebendo de Rojas ofensivamente. “Ele está conseguindo suas rebatidas. Ele está andando um pouco. Então ele está mantendo a cabeça fora d’água”, disse Thomson.
Ter o melhor recorde no beisebol dá aos Phillies uma certa folga para conseguir rebatidas para os jogadores do banco e ser paciente com os titulares que possam estar em uma fase ruim. Mas esta é claramente uma situação que merece atenção.
Rojas abordou suas falhas após o jogo de quarta-feira à noite. “Eu só preciso pegar essas bolas. Não há desculpas”, disse ele por meio do intérprete Diego D’Aniello. “Eu vou voltar e trabalhar nisso para fazer essas jogadas. O mais importante é aparecer e dar 100% todos os dias. É para isso que estou aqui. Sou grato por estar aqui. Tenho que ser melhor.”
Adicionar à escalação: Bryson Stott, que tem alternado entre a segunda base e o campo curto desde que Trea Turner entrou na lista de lesionados com uma distensão no tendão da coxa esquerda, tem sido o batedor mais quente dos Phillies recentemente. Em seus últimos 14 jogos, ele está com uma média de rebatidas de .405, com 16 corridas anotadas, 16 RBIs e um OPS de 1.319.
Apesar disso, Stott não começou na noite de quinta-feira. Thomson disse que isso não tinha nada a ver com ele ter sido atingido no pulso por um arremesso na noite anterior. “É difícil, mas é benéfico dar um dia de folga a alguns desses caras (titulares) aqui e ali”, disse o técnico.
Stott acabou conseguindo duas aparições no plate após entrar no jogo como batedor substituto no oitavo inning. Na primeira vez, ele conseguiu uma caminhada e anotou uma corrida. No nono inning, seu single com um eliminado impulsionou Brandon Marsh para empatar o jogo, levando a partida para entradas extras.